Pesquisar este blog

sábado, 25 de dezembro de 2010

Chester "Quadrado"


Aqui em casa é maior Fight pra pegar as coxas e sobrecoxas do frango... Aí tava assistindo TV de manhã com minha mãe e vi essa idéia. Confesso que foi da Ana maria... Muito másculo da minha parte... ¬¬
Ela basicamente tirou a pele do frango e forrou uma forma de pão com ela. Depois desossou o chester/peru e temperou a gosto (usei sal, pimenta do reino, alho e vinho branco). Depois foi só colocar na forma e levar para assar. Depois de 1 hora e meia eu desenformei e deixei dourar. O do programa ficou 20 vezes mais bonito... Da próxima vez eu lembro que a pele encolhe quando assa.
Assim não teve o problema de só 2 pessoas comerem coxa e o resto comer peito.
Eu prefiro o frango com o osso e recheado com uma farofa beeeem gostosa. A receita lá em baixo do chester fica com o peito tãaaaaaaao molhado que eu prefiro comer o peito do que a coxa sahuashuashuashuas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Perfeitas Batatas fritas... ao Forno

Eu queria comer batata frita... no Natal... com o chester... Estranho? ahsuhasuhaushaush
Mas eu ODEIO fritar batatas... ter que ficar vigiando elas eternamente até ficarem crocantes e douradas... saco. Sem contar que vc sai fedendo a fritura. Eu estava arrumado pra ceia, não ia ficar fedendo a fritura.
Então resolvi fazer algo que não me desse trabalho... E que me satisfizesse.
Minhas perfeitas batatas ao forno. As mesmas da foto do chester. Ficam beeeeem melhores que batatas fritas. Leva mais tempo, mas MUITO menos trabalho e a crocância é extrema!
.
Ingredientes:
.
-4 batatas grandes cortadas em pequenos pedaços (corte para obter a maior superfície de contato plana possível)
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de azeite
-alecrim
.
Modo de preparo:
.
Cozinhe as batatas em água até ficarem macias. Em uma assadeira coloque a manteiga. Posicione as batatas e regue com o azeite e salpique o alecrim. Largue no forno QUENTE, MUITO QUENTE por 40 minutos. Sirva logo em seguida.

OBS.: Você pode usar outras gorduras em vez da manteiga. Ouvi dizer que é melhor usar gordura de ganso, pq a temperatura em que ele começa a soltar fumaça é MUITO maior que o da manteiga ou do óleo de cozinha, dando mega crocância e sabor às batatas, mas eu não tenho esse poder aquisitivo (e nem sei onde vende). Tente usar azeite ou até banha.

Paleta Defumada



Um dos símbolos do Natal é o Tender... Nada de Papai Noel, mas sim Tender hahahahaha
Odeio aqueles tenders que vendem em supermercados que são bolas. São secos, duros e fedidos.
Eu prefiro a Paleta Defumada com osso e com pele. No supermercado é CARO! Facilmente 1 peça ultrapassa 100 reais. Eu compro no Mercadão mesmo, Encontro por 1/3 desse valor.
Muita gente não sabe o que fazer com a paleta, e por isso nem compram. Mas eu te garanto, é incrivelmente fácil de se fazer. Pode parecer a coisa mais tosca do mundo mas a receita é 1 paleta + 1 garrafa de vinho branco seco que vc tiver na dispensa.
Pegue a paleta e coloque-a assadeira funda que ele caiba sem sobrar muito espaço. Jogue 1 garrafa de vinho branco, cubra com papel alumínio e leve-o para cozinhar no fogão por 1 hora em fogo médio. Leve ao forno por 40 minutos. Retire o papel alumínio e asse até dourar. Acho que é a melhor maneira de se fazer uma paleta. Fica macia, úmida, saborosa e perfumada.


Editado - OBS.: Eu pururuquei a pele da paleta com o grill do meu forno. Se você tiver um grill no forno é só cortar a pele superficialmente em quadradinhos, sem encostar na carne, após retirar o papel alumínio e ligar o grill. Fique de olho para não queimar.

Outra opção é jogar óleo extremamente quente sobre a pele. Essa maneira faz muito sujeira, então prepare-se para usar desengordurante no forno depois disso.

Outra maneira é aproximar a paleta a carvão em brasa (10cm de distancia). É mais rápido e é certeza que vai pururucar a pele. As outras maneiras de vez em quando falham.

Chester de Natal



Acho que esse é o período do ano que eu mais gosto. Não é pelos presentes, nem pela família reunida, nem pela comemoração do nascimento de Jesus, nem pela propagação da paz ou coisas assim... O que eu quero mesmo é COMER e me EMPANTURRAR.
.
A maioria das pessoas comem Chester ou Fiesta no Natal. Eu acho uma das melhores coisas que já inventaram...
Esse chester fica muito macio e úmido. Principalmente o peito. Sim, a parte que ninguém gosta vai ficar macia, úmida e suculenta.
.
Aliás, alguém já viu um Chester/Fiesta? (joguem no google hahah) Chester é basicamente um frango gordo. Nada de cruzamento entre perú e frango, isso é balela. Fiesta é nada mais nada menos que um chester gordo... ou seja, um frango com obesidade morbida.
.
Ingredientes:
.
-1 Chester
-2 cebolas
-6 dentes de alho
-2 laranjas
-meia garrafa de vinho branco seco
-sal e pimenta a gosto
-5 folhas de louro
-Alecrim a gosto
.
Modo de preparo:
.
Só isso... Pegue um saco plástico grande e coloque o chester com o peito para baixo. Corte as cebolas ao meio e amasse os alhos (não precisa descascar nada). Jogue no saco plástico. Acrescente o resto dos ingredientes. Agite e retire o ar do
saco. Lacre com um arame ou com algo que dê para lacrar e esqueça na geladeira por pelo menos 24 horas. Antes de assar, seque MUITO BEM a pele do frango e despeje meia barra de manteiga derretida por cima. Asse em forno pré aquecido (200º) até o termômetro da ave pular.
.
OBS.:
Você pode fazer um molho para acompanhar o frango. Faça um caldo com legumes (usei cenoura, cebola, alho, salsão, pimenta do reino, sal, louro e sementes de mostarda) e o pescoço do chester. Coloque tudo em uma panela, cubra com água e deixe cozinhar por 1 hora e meia e coe.
Misture-o ao líquido restante da assadeira depois de assada e coe tudo.
Em outra panela misture 2 colheres de manteiga com 2 colheres de farinha. Leve o fogo misturando sempre e espere virar uma massa. Junte os caldos e espere engrossar. Se achar muito salgado/ácido, coloque um pouco de geléia (pouca!).

OBS2.: A receita das batatas crocantes está 2 posts acima

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Leitão


Momento dos salgados agora! Chega de doces por enquanto, se não vão pensar que eu só sei fazer doces.
Eu fiz essa receita hoje, para o Natal. Não, não está queimado!
É uma receita que eu faço TODO NATAL e TODO ANO NOVO. Já virou tradição de família hahahaha
Eu meio que misturei umas coisas que aprendi no colégio (sim, elas servem para alguma coisa!) com uma receita muito boa que o prefeito Kassab (sim... esse sujeito mesmo, mas antes de ser prefeito) passou em uma revista.
Pode parecer um pouco estranha, mas modéstia a parte, ainda não comi leitão melhor do que esse.
.
Ingredientes:
.
-Meio leitão (aprox 5 kg)
-2 cabeças de alho (Sim, CABEÇAS, não dentes)
-Suco de 8 limões
-Suco de 3 maçãs verdes
-5 colheres de sopa de mel
-Sal e pimenta do reino a gosto
-meia garrafa de vinho branco seco
-5 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal
.
Modo de preparo:

Simples, rápido e fácil, não dá nem 5 minutos. Peça para o açougueiro cortar o leitão ao meio para você. Lave-o e coloque-o em um saco plástico grande. Coloque os dentes de alho em um processador ou liquidificador e triture-os. Não precisa descascar o alho! É perda de tempo! A casca não altera o sabor e é quase imperceptível depois de assar (você só vai achar se você procurar). Pra falar a verdade eu NUNCA descasco alho nas minhas receitas que vão ao forno hahahaha. Odeio, é desnecessário e sou preguiçoso.
Junte todos os ingredientes e jogue-os no saco plástico. Dê uma mexida e coloque na geladeira por 2 a 4 dias.
Não sei como vocês gostam de comer leitão, mas eu acho que nenhum assado é melhor do que leitão quando a pele fica bem dura e crocante. Não necessariamente Pururuca. Dá trabalho quando não se tem o equipamento necessário. Mas sim endurecer a pele.

Para isso acontecer, antes de assar preaqueça o forno na temperatura mais alta. Seque muito bem a pele do leitão com papel toalha. Não cubra com papel alumínio. Coloque-o no forno e espere até que ele fique bem dourado (30~40 minutos). Jogue água BEM GELADA sobre a pele. A partir desse momento, diminua a temperatura para que ele termine de assar. Tome cuidado para o líquido da assadeira não queimar e fazer caca na assadeira.
Espere 10 minutos antes de servir. Tempo necessário para os nervos da carne relaxarem, tornando-a mais macia.

OBS: Você não precisa colocar o suco de maçã. Não é um ingrediente que vai mudar sua vida. O suco do limão corrói as nervuras da carne do leitão deixando-o MUITO macio. O Mel serve para não deixar o prato muito azedo. Pode ser substituído por melaço de cana, ou xarope de bordo, mas não por açúcar.



Viagem + Amigos + Forno a Lenha = Pizza!

Tem coisa melhor do que viajar com amigos?
Nesse fim de semana fui até a chácara de um amigo meu para comemorar o fim das aulas e do sofrimento que a Unifesp nos causa.
Lá tinha um forno a lenha... Chácara com forno a lenha... Um dos meus sonhos hsuahauhauhas
bom... nem tinha muito o que pensar né... Certeza que nessa viagem teríamos Pizza!! uahsuahs
foi muuuuuuuuito legal.
digitei no Google alguma receita de massa de pizza e peguei a primeira que vi
O molho foi feito de molho de tomate pronto e barato e o recheio... bom...


.. O recheio foi por conta da nossa imaginação hahahahah (Essa barriga supersexy não é minha)

... mesmo com a falta de recursos, as pizzas ficaram MUITO BOAS!

Essa foi a primeira tentativa... Não deu tanto certo... Depois que colocamos as pizzas sem a forma, o gosto melhorou, mas ficaram bem tortas hahahaha
Fica aí a dica de que cozinhar pode ser fácil, rápido e divertido. Mais ainda se seus amigos estiverem lá para te ajudar.

Açúcar de Baunilha


Fuçando as prateleiras de um supermercado local eu achei uma raridade: Uma fava de baunilha.
Estava beeeeeeeeeeeem no fundo, nunca teria visto. Só achei porque estava na parte de temperos e eu procurava pimenta branca mas estava em falta.
Bom, nem pensei duas vezes e levei sem nem ao menos olhar o preço. É uma das coisas que você não pode pensar duas vezes antes de comprar.
Cheguei em casa e não tinha em quê usar... Comprei faz 3 semanas e ainda não usei em uma receita. Enquanto espero alguma coisa surgir, eu coloquei ela em um pote de vidro com 500 g de açúcar. O açúcar pega um cheiro muito bom, e um gosto bem leve de baunilha.
Caso encontre uma, compre que você não vai se arrepender!

Bolo "Japonês"


Já comeram doces japoneses? Não é por ser descendente de japoneses que eu digo isso, mas sim por que são os melhores de verdade. Eles tendem a ser leves, não muito doces, não pouco doces... Doce no ponto, tá ligado? Sem contar que são muuuuuuuuuuuuuuuuito bons. hasuhasuhas
Ingredientes:
-6 ovos
-200g açúcar (Usei açúcar de baunilha)
-180g farinha de trigo
-30g de manteiga
-3 colheres de sopa de leite
Cobertura e Recheio:
-600 ml de creme de leite para chantilly
-4 colheres de sopa de açúcar (Usei açúcar de baunilha)
-Morangos picados e alguns inteiros para decoração

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C.
Misture os ovos com o açúcar. Se possível, bata-os em banho maria para dissolver o açúcar e evitar a formação de bolhas muito grandes quando assar o bolo.
Leve tudo a batedeira por 10 minutos.
Peneire a farinha sobre os ovos e misture usando a técnica de "Folding" (ver receita da Pavlova)
Após umas 30 "misturadas" acrescente a manteiga derretida e o leite e continue o movimento de folding por mais umas 50 vezes por aí. Cuidado para não misturar muito rápido para a massa não murchar.
Coloque em assadeira redonda forrada com papel manteiga e leve ao forno por 20~25 minutos.
Retire do forno, e faça o teste do palito (enfie um palito de dentes no bolo. Se ele sair limpo e seco, o bolo já está pronto) e dê algumas batidas (derrube a forma de uma altura de 10 cm algumas vezes) para evitar que ele murche. Vire-o de ponta cabeças e espere que ele esfrie.
Retire a forma e o papel manteiga e corte o bolo ao meio. Recheie-o com os morangos e o chantilly. Decore-o como quiser.