Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gravlax

Gravlax
Uma ótima entrada para um jantar.
A foto não é minha... Meu gravlax ficou muuuuito feio e fiquei com vergonha de colocar hahahahhaha
Mas o que é Gravlax? Aliás... Salmão Gravlax é redundante... "Gravad" = Cova e "Lax" = salmão.
É um método de conservação do salmão usada por pescadores de países nórdicos (como a Escandinávia).
É uma mistura de salgado + doce + leve apimentado, com toques de ervas que virou uma iguaria em vários lugares. Logo, como qualquer iguaria, é absurdamente caro!
E normalmente, Gravlax comprado NUNCA possui o peso correto, pois abaixo do filé existe sempre uma placa pesada de metal apoiando-o, então o preço que vc está pagando não é o preço pelo alimento. Eu não sou rico, mas eu gosto de gravlax, por isso faço o meu em casa.
Eu sou descendente de japoneses, mas fico receoso sempre que vejo peixe cru que não seja sashimi/sushi. Não gosto muito de técnicas ocidentais para servir peixes crus... Não é preconceito, eu só não gosto. Mas essa receita fica boa demais hahahaha. Tinha visto no programa da Ana Maria Braga há uns anos atrás, quando ela viajou em um cruzeiro e conheceu o capitão do navio e ele ensinou-a a fazer essa receita.
Depois descobri que a receita original é da Nigella Lawson, e isso me animou em fazer.

Não vou assegurar que agrade o paladar de todos, porque, afinal... não é todo mundo que gosta de peixe cru.



Ingredientes:
-750g de salmão
-3 colheres de sopa de Sal (no programa, ela usa sal grosso)
-3 colheres de sopa de açúcar
-1 colher e meia de sopa de mostarda inglesa (Não use a mostarda que vc coloca no cachorro quente ou no strogonoff. Aquilo NÃO é mostarda. Tente substituir por pimenta preta moída grosseiramente)
-5 colheres de sopa de Gin (usei sakê)
-1 maço de endro (dill, se não achar, use folhas de erva-doce e cebolinha picada, que também fica bom. O gosto não será o mesmo.)
Modo de preparo:
É muito rápido. Coloque o salmão com a pele para baixo em uma vasilha funda que encaixe o filé. Não pode ser muito largo. Em uma pequena vasilha coloque o sal, açúcar, mostarda e gin. Misture bem e jogue por cima do salmão, cobrindo-o. Coloque todo o endro cortado grossamente ( corte com as mãos mesmo) por cima do salmão e vire-o, para que toda a carne fique em contato com o endro e a pele fique para cima.
Cubra tudo muito bem com filme plástico e coloque alguma coisa pesada por cima, como latas de conservados ou o que quer que seja. Deixe marinar por 2 a 3 dias. Não sirva antes de 2 diasw marinando, sério!
Corte finamente antes de servir com fatias de pão italiano ou portugues.


Dica: Coloque no freezer 1 hora antes de cortar, assim facilita o corte fino.
Tempo de preparo: 5 minutos + tempo de geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário