Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pavlova de Chocolate


Pavlova é um doce cuja base é feita de um merengue, coberto de chantilly e frutas. Mas esse merengue não é um merengue qualquer. Ele deve ser como um suspiro por fora, e dentro, um leve e macio marshmallow, quase uma mousse. O doce foi batizado de Pavlova em homenagem a bailarina Anna Pavlova, devido a delicadeza desde prato.
Essa é uma receita que eu criei misturando várias outras receitas de Pavlova, e como todo homem, eu não sou nem um pouco delicado. Odeio frufrus para cozinhar. Funciona para mim.
Recomendo vocês fazerem isso a noite, porque deve esfriar dentro do forno. Assim, vc não precisa agonizar vendo ele esfriar, pois vc estará dormindo! Você pode fazer isso no dia antes da ceia de Natal, para poupar qualquer trabalho que possa causar.
Eu levei para um almoço na casa de um amigo e as pessoas adoraram. Tinha quase 1,5Kg de doce para 6 pessoas e comeram TUDO. As pessoas ficaram tentando imaginar como eu coloquei um mousse de chocolate dentro de um suspiro de chocolate. Eles me bateriam se soubessem o quão fácil foi...

Aqui vai a receita
-6 claras
-300g açúcar comum
-3 colheres de sopa de amido de milho
-5 colheres de sopa de chocolate em pó (Eu normalmente usaria cacau em pó, mas nessa receita não dá muito certo)
-1 colher de chá de vinagre balsâmico (Na verdade qualquer vinagre serve)
-100g chocolate meio amargo picado em pedaços com área menor que 5mm² para não ficar pesado

Modo de preparo:
Bata as claras em neve, por pelo menos uns 8 minutos. Enquanto elas batem, peneire o açúcar e o amido em uma tigela. Misture tudo MUITO bem. Adicione DEVAGAR, uma colher DE CADA VEZ, essa mistura às claras em neve com a batedeira ligada. Se você não tiver misturado bem, caso uma das colheradas tiver mais amido do que açúcar, o merengue vai desandar. Seja paciente, só nessa parte. Ele deverá ficar bem duro. Duro mesmo.

Adicione o chocolate em pó peneirado, o vinagre e a baunilha. O vinagre impede que o açúcar recristalize no forno, pemitindo a textura crocante de suspiro por fora do merengue, e macia e leve como um marshmallow por dentro e o amido mantém esse marshmallow firme, impedindo que ele derreta. Misture tudo fazendo movimentos de "folding" (com uma colher, vá "raspando" e puxando as laterais e o fundo da bacia da batedeira, e trazendo o merengue para o centro, em movimentos curtos, repetitivos e firmes). Tome cuidado para o merengue não perder a consistência dura. Junte o chocolate picado. Despeje em uma forma coberta com papel manteiga.


Com uma espátula de confeitar, ou a parte de trás de uma faca, alise o merengue e tente fazer um formato cilíndrico com ele. Ele vai perder esse formato ao assar (por alguma razão, ele se matém cilíndrico se você não utilizar chocolate na receita, fica esteticamente mais bonito)
Coloque em forno PRÉ- AQUECIDO a 250ºC. Imediatamente após o fechamento do forno, diminua a temperatura para 180~190°C. Isso submete o merengue a um endurecimento externo instantâneo, formando a textura de suspiro. Não abra mais o forno e esqueça-o por 80 minutos cronometrados. Se passar muito desse tempo, a camada de suspiro ficará muito grossa e pesada, e isso vai amassar o marshmallow. Entquanto isso vá ler um livro, leia o jornal, vá fazer sexo, assistir tv, o que seja, mas não abra o forno!
Após esse tempo, deslique o fogo e deixe-o esfriar lá dentro. Nem abra, confia que dá certo... Se vc fizer isso de noite, vá dormir agora hehehe
Ele vai murchar e sua casca vai rachar. Não se assuste, é para ser assim.


Parece meio pálido, mas por dentro ele vai ficar beeeem escuro. É possível ver a casca de suspiro e o interior de marshmallow através das rachaduras.
Em seguida cubra com creme de leite batido em ponto de chantilly e cubra com frutas a gosto (de preferência as azedinhas). Usei morangos em vinagre balsâmico (já falo sobre isso), Blueberries e amoras pretas.

Tempo de preparo: 20 minutos + tempo de forno + tempo de esfriar.



Sobre os morangos, é uma técnica que aprendi há alguns anos e venho fazendo SEMPRE.
Pique os morangos no tamanho que desejar. Para cada xícara de morangos picados, coloque 2 colheres de chá de açúcar e 1 colher de chá de vinagre balsâmico. Misture bem e reserve por 10 minutos. Isso muda o sabor do morango, forma uma calda doce e surge uma cor vermelha forte e brilhante neles. Experimente! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário